Saúde

▶Porque Procrastinamos – É Possível Deixar de Procrastinar?

Porque procrastinamos? Esta é uma pergunta que me faço todos os dias.

O assunto é Porque Procrastinamos e sempre por esse ou aquele motivo acabamos em deixar pra depois e depois, quando poderíamos fazer agora e não ficar adiando o inadiável.

Procrastinação: É o retardamento, prorrogação ou dilação de uma ou mais ações. Ao modo popular diríamos que seria aquela mania de deixar tudo para depois. sempre adiando o supremo verosímil um tanto que deveríamos encetar antes. A pergunta continua, Porque Procrastinamos?

Para quem está a procrastinar, isso resulta geralmente em stress, aquela sensação de culpa, falta de ânimo e subsequentemente a perda de produtividade e constrangimento em relação a outras pessoas, por não ter cumprido com as suas responsabilidades e compromissos.

Embora a procrastinação seja por muitos considerada normal, torna-se um problema sério impedindo o tipo executar ações normais cotidianas. A procrastinação crônica geralmente é um sinal de problemas psicológicos ou até mesmo fisiológicos.

Porque Procrastinamos

Causas prováveis da procrastinação

Porque Procrastinamos? O que nos diz a Psicologia?

Variam muito as causas psicológicas da procrastinação, mas geralmente tem a tendência a diversos fatores porquê impaciência, baixa autoestima e uma mentalidade autodestrutiva.

Acredita-se que os  procrastinadores têm um inferior nível de consciência, mais fundamentado em “sonhos e desejos” de sublimidade ou realização, em vez da real crítica de suas obrigações e capacidade.

O responsável David Allen traz à tona duas grandes causas psicológicas de procrastinação no trabalho e no dia a dia e que estão relacionadas à impaciência, e diretamente ligada à preguiça emocional.

A primeira categoria engloba pequenas coisas a que se preocupar, tarefas que são uma interrupção irritante no fluxo das coisas, e que tem soluções de plebeu impacto; um exemplo seria, organizar uma sala desarrumada. Porque Procrastinamos

A segunda categoria contém coisas muito grandes para serem controladas, tarefas que uma pessoa pode temer, ou cujas implicações podem ter um impacto grande na vida da pessoa; um exemplo seria, um estudante de vestibular pro trair indefinidamente o preparo para a prova, por razão da pressão recebida por seus familiares e o temor de não conseguir ser confirmado.

É de mostrar que alguém pode inconscientemente sobre-estimar ou subestimar o tamanho de uma tarefa, se a procrastinação se tornar um hábito.

Porquê Deixar de Procrastinar?

  • Primeiramente devemos saber nossa personalidade.

Porque Procrastinamos - É Possível Deixar de Procrastinar?Explorar o nosso modo de agir e principalmente ser determinado, em quais momentos sentimos mais prazer em realizar nossas atividades (tarefas).

Algumas pessoas tem hábitos noturnos, enquanto outras tem hábitos diurnos. Portanto cabe a nós saber nosso próprio ritmo e saber com isso aproveitar qual período é melhor para trabalhar, estudar, se divertir e resfolgar.

  • Devemos enumerar nossas tarefas.

Devemos priorizar quais são as mais urgentes e as mais  importantes, pois se pensarmos muito iremos certamente procrastinar e deixaremos para amanhã e depois e depois…

Quanto à prioridade, devemos entender a valor de estabelecer o que é mais importante e mais urgente, muito porquê definir a nossa prioridade em cada superfície específica da nossa vida.

  • Definir prazos para as nossas atividades.

Não devemos pensar muito para realizar alguma tarefa de nossa lista de serviços, façamos imediatamente.

Pois se ficarmos pensando muito, certamente iremos procrastinar. Um erro geral é ficarmos planejando, criando muitas listas para fazer (to-do lists) ou permanecermos na argumentação e na contra argumentação: “não fizemos isso, não fizemos aquilo.

Se fizermos isso agora, vamos deixar aquilo para depois. Mas teremos que fazer isso também. Logo, se nós fizermos aquele outro primeiro, vai dar tempo e conseguiremos….”

Reparo: Essas dicas podem nos ajudar a ter maior produtividade nos trabalhos, trabalhos ou estudos. Mas o prazer em deixar pra depois ou para amanhã em certos casos poderá ser um problema sério e difícil de solucionar sozinho.

Caso esteja tendo dificuldade de priorizar ou até mesmo de terminar as suas tarefas, talvez devesse procurar um profissional para um  tratamento psicoterapêutico e psiquiátrico.

Treinamento Ati-Procrastinação, indispensável e muito importante, acesse agora e veja como ele poderá ajudar você.

O procrastinador renitente é hábil em justificar suas faltas, inclusive para si mesmo.

A desculpa mais geral está em culpar a atividade A pela postergação (procrastinação) da atividade B; e consequentemente culpar a atividade B pelo infortúnio desventura em concluir a atividade A.

Nesta dinâmica, ele procura convencer a si mesmo de que a responsabilidade pela sua omissão é externa, e assim acaba fugindo de sua responsabilidade e conhecimento.

Para finalizar. Veremos um pouco sobre a Fisiologia diz a Procrastinação:

Pesquisas sobre as raízes fisiológicas da procrastinação, na sua grande maioria, focam-se no envolvimento do Córtex pré-frontal.

Essa extensão do cérebro é responsável por funções de realização cerebral porquê planejamento, controle de impulsos, atenção, e age porquê um filtro diminuindo os estímulos que causam distração, que vêm de outras regiões do cérebro.

Lesões ou baixa utilização desse espaço podem reduzir a capacidade de uma pessoa de filtrar estímulos que causam distração, resultando em má organização, perda de atenção e aumento de procrastinação.

Isso é similar ao papel do lobo pré-frontal no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), onde é generalidade a sua subutilização.

Gostou do artigo, esse é um problema pra você? Eu conheci o trabalho do WESLEY APARECIDO MENDES, na verdade ele escreveu um e-book a respeito de nunca deixar pra depois, aliás é muito bom, resolveu praticamente este que também era o meu problema (procrastinação) sempre deixava pra depois e acabava nunca fazendo e quando fazia, já era tarde demais.

 

…Você poderá gostar:

4.8/5 - (67 votes)

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!